Sobre o TAME®

O TAME® se iniciou com um trabalho empírico, empregando vários estudos para a movimentação do fluxo de energia. Porém, hoje já pode ser considerada uma filosofia de vida para quem o pratica em sua essência.

O nome TAME® significa Técnicas Aprimoradas para Movimentação Energética e um de seus pontos de sustentação é a ‘impermanência de tudo’, conceito encontrado nas filosofias antigas e também nas teorias da ciência contemporânea.

A natureza de tudo mostra esta instabilidade constante, e nesse ponto surge um questionamento: “Como montar um método estático, para trabalhar com algo que é dinâmico?”, no caso a energia. A única parte do ser que acredita num equilíbrio estático é a mente superficial e condicionada por uma promessa de futuro cheio de garantias.

Observamos isso na maioria dos modelos de técnicas terapêuticas que contém esse engessamento, a ponto de criar mapas estáticos para doenças e sintomas.

Acreditamos que a verdadeira transformação ocorre quando mudamos a abordagem e não apenas substituímos elementos. Já temos muita teoria sobre a dinamicidade da energia e o TAME® vem, em complemento, oferecer uma abordagem verdadeiramente prática para a mentalidade contemporânea sobre o assunto.

Diante desse quadro, a prática do TAME® foi trazendo a compreensão de que o indivíduo precisa compreender essa dinâmica, ter confiança e treinamento para se ajustar a essa realidade viva que pulsa em tempo real. A partir desta consciência, o trabalho do TAME® começou a priorizar o desenvolvimento dessa ferramenta, treinando os sentidos do terapeuta e do cliente para acompanhar esse processo como um observador, que reconhece e interage com todas as manifestações, muitas delas percebidas como sofrimentos, dores, desespero…

Outro pilar do trabalho está baseado no conceito, também milenar e explorado pela ciência contemporânea, de que matéria e energia não diferem senão pela velocidade das partículas. Porém, devido a experiências individuais, podem ocorrer densificações, lentificando os fluxos e surgindo formas onde deveriam existir espaços vazios.

A consciência mais ligada à materialidade percebe e sente essas densificações como um desconforto que no dia a dia chamamos de dor, angústia, medo, irritabilidade, falta de sentido na vida… e que tentamos compensar com vícios de comportamento, alimentares, químicos, medicamentosos.

O trabalho do TAME® foi desenvolvido pelo terapeuta Marcos Rogério Marchi ao longo dos últimos 20 anos, reunindo diversas fontes e correntes de pensamentos relacionados à movimentação energética. É um trabalho voltado para identificar estas densificações e através da sua ação terapêutica, desprender a energia que ela aprisionou e restabelecer o espaço que foi preenchido por estes acúmulos.

Esse espaço que volta a existir é o vazio que muitos mestres citam, experimentado empiricamente como uma sensação de leveza, bem estar e paz interior. Por isso, podemos chamar o TAME® de terapia do vazio.

A partir desse vazio a consciência não terá tanta densidade aprisionando-a e permitirá ao indivíduo perceber o mundo em um nível mais refinado e por isso mais elevado. A consciência se altera, pois a base do indivíduo se alterou.