
É muito difícil ao indivíduo comum compreender que o meio mais fácil de impedir qualquer espécie de perturbação é parar de discutir o assunto. Somente aquilo que se acha em vossa própria aura requer atenção. O acontecimento gravado em vossa atmosfera só pode aí penetrar através do vosso sentimento.
A palavra proferida a menos que seja acompanhada de um sentimento de condenação ou cólera, não imprimirá desarmonia em vossa Atmosfera Interna. Se existirem estas duas condições indesejáveis, é muito melhor externar e afastar do pensamento a causa perturbadora, do que guardar intimamente o rancor ou mágoa de ter sido ofendido, porque isso é o que registra em vossa Atmosfera Interna. Do meu posto de observação, vejo o que se está registrando em vossos sentimentos e, por conseguinte, na Atmosfera Interna.
Eu vos digo que em vosso mundo mental tem lugar exatamente a mesma coisa que um enxame manifesta no mundo físico. É da mais alta importância fazerdes algo para evitar nutrir sentimentos contra pessoas, lugares, fatos ou condições, porque estes se desenvolvem e se registram em vossa Atmosfera Interna.
Quando um sentimento se registra em vossa atmosfera, lá se fixa até que o dissolvais ou consumais. É sempre o sentimento que faz o arquivo interno.
Muitas vezes os indivíduos são reunidos com a única finalidade de compelí-los a corrigir estas atividades sutis, a que a maioria das pessoas não presta a menor atenção. É uma questão de acalmar o externo para que a Verdade possa ser recebida. Isso é de vital importância na autocorreção do indivíduo.
Quando vos elevais em consciência, a energia está à espera, como uma avalanche, para expressar-se, e se a energia não for controlada, precipitar-se-á e vos obrigará a cometer atos que não praticaríeis por coisa alguma do mundo. Qualquer que seja a energia dada para vosso uso, deve ser projetada harmoniosamente.
Se uma pessoa não compreende que deve governar a energia que flui através de si, e por isso, entra em contato com um elemento discordante, a energia fluente é qualificada por esta discórdia.
A energia Universal, que flui através de vós, é naturalmente harmoniosa. Os homens se opõem a pessoas, lugares, condições e coisas porque ainda não se dominaram. Os discípulos devem conservar esta harmonia autogovernada dentro de si mesmos por longo tempo, a fim de possibilitar a criação de um impulso que se torne um guardião permanente.
Se mantiverdes a harmonia interior, atrairei para vós mesmos todo o bem. Uma indicação infalível vos faz perceber, no momento em que surge qualquer espécie de desarmonia, é que sois o único responsável. No momento em que surge algo discordante, é o sinal de alerta para que vos ocupeis de vós mesmos.
Por um sentimento de pretenso orgulho ou algo semelhante, os humanos não querem encarar a verdade de que a causa está dentro deles mesmos. O hábito de culpardes sempre os outros por aquilo que vos acontece, é o que vos torna cegos à Verdade e impede a autocorreção.
Texto extraído do Livro de Ouro de Saint Germain