
Quantas vezes deixo de viver porque estou procurando o significado da vida? Ou, de onde vem o significado que acho que a vida tem? E se depois de muito tempo descobrir que este significado nem existe? Veja Chuang Tzu através do Osho.
A vida em si não tem utilidade. Qual o propósito dela? Aonde você vai?…Você pode apreciá-la, mas, se começar a pensar em resultados, você para de apreciá-la, suas raízes são arrancadas, você não está mais nela, você se tornou um estranho. E então você vai perguntar sobre o significado, sobre o propósito.
Você já observou que sempre que está feliz você nunca pergunta: “Qual é o propósito da felicidade?” Quando está apaixonado, você já perguntou: “Qual é o propósito de tudo isso?” Ao ver uma flor que floresce sozinha à noite, enchendo a noite inteira com sua fragrância, você já se perguntou: “Qual é o propósito disso?”
Não há nenhum propósito. O propósito faz parte da mente, e a vida existe sem mente. Se você se liga demais no útil, não consegue soltar a mente. Como você pode soltar a mente se está procurando algum uso, algum resultado? Você só pode soltar a mente quando percebe que não há um propósito e a mente não é necessária.
Marcos Rogério Marchi – Núcleo de TAME