
1. DESEJO DE SEGURANÇA
A segurança/estabilidade é a mais básica de todas. As pessoas ficam zangadas e sentem raiva quando algo, ou alguém ameaça a sua segurança física ou relacionada à condição social. Quando se sentem impotentes perante essas situações, ficam amedrontadas e entram em desespero.
2. DESEJO DE RECONHECIMENTO
A necessidade de ter sua importância reconhecida é o seguinte: se é reconhecida, você se sente bem, mas se não é, o oposto é verdadeiro. Por isso as pessoas fazem praticamente qualquer coisa para obter reconhecimento.
3. DESEJO DE CONTROLAR
Quando uma pessoa aceita suas opiniões e se deixa guiar por você, ela é agradável. Quando ela discorda de você, já não é tão simpática. Não existem diferenças muito grandes entre as pessoas. Nós nos sentimos alegres ou
tristes dependendo de como estas três necessidades básicas estão sendo satisfeitas.
Existe, no entanto, uma necessidade que vai além destas três. Ela não provém do nosso eu físico e sim da nossa base espiritual. Por conseguinte, ela é mais profunda do que o instinto. Trata-se da necessidade que temos de nos ligar aos outros com base na harmonia e no amor.
Para experimentar esta última, é preciso aprender a se livrar destas três necessidades básicas. Você precisa fazer a escolha de abandoná-las. Querer se agarrar a uma coisa enquanto se esforça para conseguir outra é a mentalidade do ladrão. Você não sentirá nenhuma mudança verdadeira enquanto não tiver feito uma escolha clara, tanto na mente
quanto nas suas ações.
Cedemos a nossa necessidade de segurança, reconhecimento e controle quando perdemos o contato com a segurança maior que a percepção da unidade maior pode proporcionar.
(O caminho da Iluminação, LEE Seung)